Sesa e prefeitura de Piraquara alinham planejamento para a reestruturação do Hospital de Dermatologia 12/01/2021 - 16:25

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da prefeitura de Piraquara se reuniram nesta quinta-feira (7) para tratar da reestruturação e ampliação de serviços do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR). Os atendimentos em dermatologia já foram ampliados com o Ambulatório de Dermatologia e Curativos Especiais e o projeto para instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades está em andamento.

O chefe de gabinete da Sesa, Cesar Augusto Neves, afirmou que o encontro aproxima as instituições. “A nossa reunião com o prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, serviu para fortalecer esse laço, esse convênio que está em construção entre o município de Piraquara e a Secretaria de Estado da Saúde. Por meio desta parceria vamos dar uma nova vida ao Hospital de Dermatologia Sanitária para atender a população de Piraquara e de outros municípios”.

A unidade hospitalar tem estrutura de aproximadamente 6 mil m², foi construída em uma área de 42 alqueires e está em funcionamento desde a fundação em 1926. O Hospital está nos planos de ampliação e descentralização dos serviços da saúde, prioridade do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O prefeito Josimar explicou que a relação próxima entre a Sesa e os municípios é fundamental para a saúde pública, principalmente neste momento de pandemia. “Queremos estreitar a parceria com a Sesa para garantir recursos e serviços que contribuam com a saúde de Piraquara. Ficamos felizes pelo contato logo na primeira semana de mandato”, ressaltou.

A reestruturação do Hospital já está em andamento. Com a reforma e adequação para a instalação do Ambulatório Médico Especializado (AME), serão ofertados novos e diferenciados serviços com expansão das especialidades para atendimentos.

ATENDIMENTOS - Para conseguir acesso às consultas o usuário do Sistema Único da Saúde precisa de um pedido de encaminhamento feito pela Unidade Básica de saúde do seu bairro. O pedido é registrado na Secretaria Estadual de Saúde e então agendando conforme complexidade dos casos.

Participaram da reunião a secretária de Saúde de Piraquara, Glaucia Buss Guimarães; a diretora-geral do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Maristela Zanella; o ex-prefeito, Marcus Tesserolli, servidores da Sesa, Denilson de Mattos e Juliana Kobe.